Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIVE TV

LIVE TV

WikiLeaks: onde pára o servidor dos 250 mil documentos secretos?

Dezembro 05, 2010

sattotal

O WikiLeaks já terá encontrado um servidor para se refugiar. Depois de ter sido expulso na passada quarta-feira do servidor norte-americano Amazon, os documentos secretos e confidenciais do mundo diplomático foram alojados num servidor francês OVH, mas agora será a Suíça quem lhe dará guarida.

Segundo informação colocada no Twitter da WikiLeaks, será este o novo endereço onde passarão a ser divulgados milhares de telegramas entre embaixadas norte-americanas e Washington, naquele que é já apelidado por cablegate - uma alusão ao caso Watergate que fez cair o presidente Nixon, em 1974.

A passagem provisória pela França, segundo refere a agência AFP, aconteceu apenas com parte dos conteúdos do WikiLeaks, pois o restante estaria alojado na Suécia.

O site WikiLeaks iniciou a divulgação de 250 mil documentos trocados por diplomatas americanos no passado domingo. A documentação - alguma secreta, outra confidencial - tem causado incómodo em vários países, incluindo Portugal.

Wikileaks: veja aqui o telegrama sobre Portugal

Telegrama mostra que Governo norte-americano pediu que voos da CIA com detidos passassem por Portugal. Como Luís Amado ajudou, «agora, teríamos vantagem em acariciá-lo muito», diz embaixada dos EUA
 
O pedido foi «complicado» por causa da pressão da oposição e do Parlamento Europeu sobre o Governo português, lê-se no telegrama, que recorda a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se demitir se as suspeitas relacionadas com a passagem de voos ilegais da CIA por Portugal viessem a ser provadas.



«Apesar da investigação do Governo ter refutado estas alegações, a saga continua devido à pressão continuada da oposição e do Parlamento Europeu. Esta pressão complica o pedido dos Estados Unidos para repatriar detidos de Guantanamo através de Portugal», lê-se no telegrama.


O telegrama, o primeiro revelado pela Wikileaks de um lote de 722 com origem na embaixada em Lisboa - que por sua vez faz parte dos 250 mil telegramas diplomáticos norte-americanos que o site começou esta semana a revelar - é datado de 20 de Outubro de 2006 e classificado como «secreto».


O telegrama tem como título: «Ministro dos Negócios Estrangeiros português disponível para se demitir se as alegações dos voos da CIA provarem ser verdade».


Na análise, o responsável da embaixada considera que é «vantajoso» para os Estados Unidos «continuar a acariciá-lo muito» [a Luís Amado] devido ao «delicado equilíbrio» que o ministro está a tentar fazer.


Segundo o texto, o chefe da diplomacia portuguesa, «normalmente imperturbável, perdeu a calma» no parlamento a 18 de Outubro, algo «completamente fora de carácter e que demonstra os efeitos dos ataques políticos e da media sem cessar».

«Apesar deste desabafo, acreditamos que Amado continuará a reiterar o que a investigação revelou - o Governo não tem provas de voos ilegais da CIA em/através de território português», lê-se no telegrama.

«No entanto, sublinha-se o delicado equilíbrio que Amado está a realizar procurando minimizar danos ao seu Governo - por mais injustificados que sejam - devido à investigação Rendition da CIA, ao tentar convencê-lo a conceder o nosso pedido para repatriar prisioneiros de Guantánamo através das Lajes», continua.

«Agora, teríamos vantagem em acariciá-lo muito», conclui o telegrama, assinado por «Hoffman».


Segundo o telegrama, o testemunho de Amado «reflecte a pressão contínua política e dos media relativamente a este assunto» e «tornam os esforços de assistência do Governo de Portugal (GOP) à repatriação de detidos de Guantanamo ainda mais difíceis».


O texto refere que a interpretação legal feita pelo Governo português é de que são necessárias «garantias escritas do país de destino final de que os detidos não serão torturados ou sujeitos à pena de morte».


Portugal pretendia ainda que «os Estados Unidos garantissem que seriam tratados de acordo com convenções reconhecidas internacionalmente no país de destino».




Links:-


Wikileaks Twitter

Wikileaks - Novo Endereço




Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub