British Telecom forçada a bloquear site pirata
Julho 31, 2011
sattotal
A decisão é vista como um marco histórico na luta contra a pirataria online. A empresa de telecomunicações britânica vê-se assim obrigada a bloquear o acesso ao Newzbin2 - um agregador de ficheiros disponíveis na rede Usenet.
A decisão foi bem recebida pela BT, que prefere ver os tribunais a decidir quais sites devem ser bloqueados, do que ver os fornecedores de internet ou os detentores dos direitos de autor a tomar estas decisões.
Vários grupos de consumidores, no entanto, estão preocupados com a decisão que pode levar à censura online. "O julgamento do NewzBin é o lado mais afiado da enorme cunha da censura online" afirma no Twitter Loz Kaye, músico e líder da UK Pirate Party.
O diretor executivo da Consumer Focus alerta, no entanto, que "bloquear os sites apenas trata os sintomas e não a verdadeira razão que leva os consumidores a infringir as leis de direitos de autor. Reduzir o acesso ao Newzbin2 é uma decisão apressada que não vai reduzir a procura por filmes de Hollywood."
A BT irá ainda voltar aos tribunais para, em conjunto com os detentores dos direitos da Motion Picture Association, perceber como irá proceder ao bloqueio do site.
Fonte:- Exame Informática