Velho Barreiro lança cachaça a R$ 212 mil
Outubro 31, 2011
sattotal
Criação genuinamente nacional, de custo acessível, agora a popular cachaça virou coisa chique. Tão chique quanto uma BMW Z4 Roadster SDrive 2.3. A Velho Barreiro comunicou ao mercado nesta quarta-feira o lançamento da bebida mais cara do mundo no gênero, ao preço R$ 212 mil.
A "Velho Barreiro Diamond” é feita de armação em prata e ouro, cravejada por 211 diamantes, com material vindo de Paris...mas ainda é uma cachaça. "São 7,3 quilates de pura cristalina", ostenta a marca. A série está limitada à produção e venda de apenas 60 unidades, as quais serão, na sua maior parte, vendidas por meio de leilão eletrônico que integra o hotsite - www.velhobarreirodiamonds.com.br. Parte da receita obtida será direcionada a ações beneficentes.
Apesar do preço surreal, o presidente da Velho Barreiro, César Rosa, assegura que há mercado para a valiosa bebida. “O poder aquisitivo das classes A e B tem crescido muito nos últimos anos. É este público que compra mais de 40 Ferraris/ano ou troca a cada dois anos seu helicóptero. É o empresário que deseja presentear um amigo e não sabe o que dar. Pode perfeitamente ser um presente diferente e que será eternamente preservado na memória”, assinala.
Rosa conta que a ideia surgiu no final de 2010 e o projeto foi tratado como uma peça artesanal de ourivesaria. O objetivo, explica o executivo, é "agregar valor à marca Velho Barreiro." A nova proposta é um salto e tanto para o padrão da marca, já que o modelo convencional da bebida é encontrado por R$ 5,99 nas gôndolas dos supermercados.
Estarão disponíveis para venda apenas 60 unidades da edição e cada uma poderá ser adquirida por nada menos do que R$ 212 mil. Quem quiser poderá adquirir o produto a partir de um leilão eletrônico no hotsite da marca, que destinará parte da renda obtida para o Instituto Ayrton Senna.
O processo de desenvolvimento foi iniciado em 2010 e resultou em uma bebida com um sabor suave e um aroma levemente frutado e adocicado. A mesma cachaça Velho Barreiro também será comercializada para o público consumidor. A garrafa estilizada, porém, custará bem menos: entre R$ 90,00 e R$ 120,00 a unidade. A iniciativa aproveita o bom momento da empresa, que nos últimos 10 anos viu sua participação no mercado da região Centro/Sul crescer de 18% para 33%.
O volume também dobrou na última década, saindo de uma produção de 30 milhões de litros em 2001 para 65 milhões de litros por ano. Em 2011, o faturamento da IRB (Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho – 3 Fazendas) deve superar R$ 190 milhões, representando um crescimento de 15% em relação a 2010. Atualmente, a Velho Barreiro está presente em 42 países da Améria do Sul, Europa e Ásia, além dos Estados Unidos.