Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIVE TV

LIVE TV

Portugal: RTPN acusa Zon de a trocar por canais que ninguém vê

Abril 28, 2009

sattotal

Mudança de lugar na grelha de programação terá causado «danos graves»Canal saiu do Pacote Selecção
O director de programas da RTPN, José Alberto Lemos, acusou este sábado a Zon TV Cabo de ter provocado «danos graves» a este canal por ter mudado o seu lugar na grelha de programação e retirado do Pacote Selecção.



Em declarações à Lusa, José Alberto Lemos acusou a Zon de ter retirado a RTPN do Pacote Selecção, o mais barato do leque de ofertas daquela operadora de cabo, «onde o canal se encontrava há mais ou menos três anos após uma longa luta por parte da RTP».

O responsável disse não entender como a Zon inclui no seu pacote Selecção «o Gigashopping, dois canais de teste, um de programação, a RTP Memória e a RTP África, com shares muito inferiores às da RTPN».

«Qual é a lógica de meter naquele pacote canais que ninguém vê e em compensação retirar a RTPN?», questionou, sublinhando «o Selecção inclui os dois outros canais de informação do Cabo, a SIC Notícias e a TVI 24».

Problemas na sintonização de canais

O director lamentou que a Zon tenha trocado a posição da RTPN com a TV5 Monde, passando, nas televisões com TV Cabo analógica, para o 36.º lugar, enquanto os outros canais de informação, a SIC Notícias e a TVI 24, mantiveram a mesma posição.

«A Zon remete os utentes que pretendam fazer sintonização manual de busca do canal para o manual de instruções do televisor. Ninguém guarda o manual e mesmo que o faça apenas os fãs do canal vão dar-se a esse trabalho. Os outros espectadores, precisamente aqueles junto dos quais a audiência podia subir, não vão dar-se a esse trabalho», afirmou, considerando que esta situação abrange «milhares de pessoas».



Como prova de que a alteração de lugar na grelha com a TV5 Monde prejudicou a RTPN, José Alberto Lemos apontou o share do canal no Grande Porto no dia em que a mudança de frequência ocorreu nas zonas da Boavista e Lapa (Porto), Gaia e Senhora da Hora (Matosinhos), quarta-feira, 22 de Abril.

Nesse dia, a RTPN teve, segundo Lemos, o share mais baixo da sua história no Grande Porto, 0,5 por cento, quando no dia anterior tinha tido 4,9%.

No segundo dia da nova grelha naquelas zonas, quinta-feira, o canal teve na mesma região 1,1%.

«A Zon vai ter de se responsabilizar por esta situação, que a RTP não vai deixar passar incólume. Isto é gravíssimo», frisou, considerando que o seu canal «perde prestígio e embalo numa altura em que se prepara para lançar novos programas».

Acusações recebidas com estranheza

José Alberto Lemos lamentou ainda que num prospecto enviado aos utentes a Zon faça publicidade à TIV24, lançada em finais de Fevereiro, «sem nunca ter tido atitude igual com a RTPN em todos os anos de relações» entre as duas empresas.

Contactado pela Lusa, Jorge Graça, director de conteúdos da Zon, manifestou estranheza pelas acusações, dado nunca ter sido contactado por ninguém da RTP, garantindo que a RTPN «nunca pertenceu ao Pacote Selecção, pelo que não saiu dele».

«A escolha dos canais incluídos no pacote Selecção é uma decisão exclusivamente nossa e fruto da avaliação dos melhores interesses dos nossos clientes. Todos os canais que nele não estão incluídos podem usar argumentos semelhantes aos da RTPN», acrescentou.



Fonte: Agencia Financeira

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub