Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIVE TV

LIVE TV

Os 5 principais esquemas fraudulentos da Internet

Maio 10, 2010

sattotal


O furto online é responsável por prejuízos anuais na ordem das centenas de milhões de euros. Apesar das importantes campanhas de sensibilização para estes problemas, há ainda quem se deixe enganar e acaba por partilhar a identidade ou o dinheiro.

Se lhes for dada a oportunidade, os criminosos não hesitarão em ficar com ambos. A seguir encontra os cinco principais esquemas fraudulentos online e ainda sugestões de medidas preventivas.

Phishing

O phishing, o mais comum dos esquemas fraudulentos online, assemelha-se a uma mensagem de correio electrónico autêntica enviada por uma entidade fidedigna como, por exemplo, o seu banco. Esta mensagem poderá informá-lo de que foi efectuada uma transacção não autorizada na sua conta ou que não foi possível verificar as suas informações. Ser-lhe-á pedido para clicar numa hiperligação e, em seguida, introduzir os detalhes da sua conta. Na realidade, ser-lhe-á dado acesso a um Web site muito semelhante ao site fidedigno, mas no qual os criminosos aguardam para capturar as suas informações e, em última, análise fazer uso do seu dinheiro.

Sugestões: Os bancos nunca pedem os detalhes da sua conta por correio electrónico, pelo que deverá ignorar sempre estas mensagens. Por via das dúvidas, active a função de anti-phishing do seu browser (denominada filtro SmartScreen no Internet Explorer 8).

Fraude Nigeriana (419)

Este é um esquema antigo com um toque novo - mas ainda funciona. Recebe uma mensagem comovente de um importante cidadão nigeriano pedindo-lhe ajuda para sair do país. A sua recompensa? Uma elevada soma de dinheiro. Mas antes disso, essa pessoa só necessita dos seus detalhes bancários para fazer face às despesas legais e transaccionais. Envie-lhe os seus detalhes e, passado pouco tempo, irá descobrir que o seu dinheiro desapareceu, e com ele a sua fé na humanidade.

Sugestões: O botão "Eliminar" da sua aplicação de correio electrónico foi inventado justamente para este tipo de mensagem. Nunca dê os seus detalhes bancários a estranhos, por muito necessitados que estes pareçam.

Lotarias (PT) Loterias (BR)

Uma mensagem de correio electrónico acabada de chegar anuncia-lhe que ganhou a lotaria! É um sonho tornado realidade - nem consegue acreditar! Bem, não acredite... porque é mais um embuste criado por alguém para aceder à sua conta bancária, deixando-o mais pobre e não mais rico. A ilusão tem o seu ponto alto quando revela os detalhes da sua conta bancária para receber o seu prémio - e é nesse momento que irá descobrir a verdade: perdeu mesmo muito dinheiro.

Sugestões: Se lhe for pedido para pagar uma taxa para receber o seu "prémio", pode ter a certeza de que a mensagem não é genuína. Além disso, é impossível ganhar uma lotaria à qual nunca concorreu. Se parecer demasiado bom para ser verdade, é porque é mesmo mentira.

Spyware

Os programas de spyware podem entrar no seu computador de vários modos. Os anexos das mensagens de correio electrónico continuam a enganar muitas pessoas; parece que, pura e simplesmente, não conseguimos resistir a abri-los para ver o conteúdo. Por vezes, o que nos espera é um astucioso programa que espera que façamos uma compra online e introduzamos o número do nosso cartão de crédito. Em seguida, esse programa encarrega-se de enviar os detalhes do cartão de crédito para os autores da fraude, que irão utilizá-lo para fazerem compras.

Sugestões: Não confie em anexos inesperados. Mantenha o software antivírus actualizado pois todos os dias surgem novas ameaças.

Encontros Online

Procura o romance utilizando um site de encontros online e encontra alguém com um perfil apelativo. Entra em contacto com essa pessoa e começam a trocar mensagens de correio electrónico. Em breve, essa pessoa vai pretender conhecê-lo, mas não tem dinheiro para pagar o bilhete de avião, foi assaltada e atacada e é o único que pode ajudá-la ou está perdida no estrangeiro sem um centavo. Qualquer história triste serve porque, na realidade, o seu coração não é o seu único bem que lhe interessa... há ainda o seu dinheiro.

Sugestões: Utilize apenas sites de encontros conceituados. Seja céptico, pergunte-se a si próprio porque motivo é que o único que pode ajudar essa pessoa tão pouco tempo depois de a ter conhecido. Não envie dinheiro a uma pessoa que nunca conheceu no mundo real.

Pode proteger-se contra estes tipos de esquemas fraudulentos ao transferir o Internet Explorer 8 gratuitamente.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub