O Google, o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo, anunciou esta terça-feira, através do seu blogue oficial, alterações nas buscas que passarão a incluir resultados relacionados com a actividade social na Internet de cada utilizador.

De acordo com a Lusa, designado como «Search, Plus your world» (Pesquisa, mais o seu mundo), o motor passa não só a apontar os conteúdos universais como se conhece até agora, mas também a apresentar resultados que advêm das actividades de cada um na internet, por exemplo fotografias ou textos partilhados.

O exemplo dado por Amit Singhal, da Google, que assina a publicação, torna mais clara esta novidade. Para este responsável da empresa norte-americana o fruto favorito é o Chikoo, nome que decidiu também dar ao seu cão. Se até agora uma pesquisa sobre «Chikoo» só lhe daria resultados sobre o fruto tropical, também conhecido como sapoti no Brasil, com o novo Google a par destes resultados surgirão, por exemplo, as fotografias do cão que ao longo dos anos for partilhando.

Muitas das novas funcionalidades encontram verdadeiro sentido para quem tem uma conta na rede social da empresa, o Google+, podendo algumas destas inovações ser interpretadas como uma forma de impulsionar esta rede que tem encontrado dificuldades para contrariar a hegemonia do Facebook.

Esta rede social, tal como o Twitter, representa uma ameaça para o Google, já que não permite que este motor de busca pesquise nos milhões de fotos, ligações e comentários que todos os dias circulam naqueles serviços.

Agora, quando digitar uma busca, bastará ao utilizador, por exemplo, escrever algumas letras de um nome de um amigo para que esse surja personalizado para auto-preenchimento.

Seleccionando esse nome será encaminhado para uma página de resultados do amigo que inclui informação do perfil dele no Google+, permitindo adicioná-lo de forma simples aos círculos desta rede social se for um utilizador.

Entre as mudanças que entram em vigor a partir desta terça-feira está também a possibilidade de ver aparecer, sempre que se pesquisa um tema, pessoas proeminentes que discutam frequentemente este tópico no Google+.

Estes resultados aparecem no lado direito da página de resultados e permitem também com uma ligação rápida ao Google+ acompanhar as conversas sobre determinado tópico.

Estas alterações entram esta terça-feira em vigor automaticamente para todos os utilizadores do Google em inglês e nos próximos dias para as restantes línguas. A página de pesquisa inclui um ícone que permite desligar a função de pesquisa personalizada em cada busca e que pode ser permanentemente desactivada nas preferências pessoais.
publicado por sattotal às 11:40 | link do post

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
comentários recentes
http://www.satexpat.com/couverture/ouest/5/5wb/
https://www.eutelsat.com/en/satellites/eutelsat-5-...
Foi lançado um novo satélite, (eutelsat 5wb), para...
j ai la box fransat le carton P C 6 et encore aucu...
Olá robo
MUSA, DIVA, SEREIA LINDA E DELICIOSA QUE AMAREI ET...
ANA HICKMANN A SEREIA MAIS LINDA E DELICIOSA DO MU...
MUSA, DIVA, SEREIA LINDA E DELICIOSA QUE AMAREI ET...
Sereia linda e deliciosa Ana Hickmann, te amo
Deusa linda que amo demais Ana Hickmann
subscrever feeds
SAPO Blogs