Sismo no Chile já fez 300 mortos
Fevereiro 28, 2010
sattotal
O sismo de 8,8 graus na escala de Richter que sacudiu ontem o Chile tirou a vida a 300 pessoas, segundo o último balanço oficial.
Os novos dados indicam também que estão desaparecidas 15 pessoas e que dois milhões de pessoas foram afectadas pelo terramoto.
Estima-se ainda que o violento sismo tenha provocado danos em milhão de casas.
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou estado de catástrofe em seis regiões do país e, numa declaração ao país, pediu "força" aos chilenos para superar o pior terramoto sentido no Chile em meio século.
Concepción, a segunda maior cidade do Chile, foi a zona mais afectada pelo abalo, onde prédios foram completamente destruídos e algumas pontes ruíram.
Chile/Sismo: Levantado alerta de tsunami em todos os países
Lisboa, 28 fev (Lusa) - As autoridades americanas levantaram hoje o alerta de tsunami emitido para todos os países banhados pelo Oceano Pacífico na sequência do sismo de magnitude 8,8 ocorrido no sábado ao largo do Chile.
Após o abalo, que provocou pelo menos 300 mortos e afetou mais de dois milhões de pessoas, foram lançados alertas e avisos de tsunami em várias áreas - como a América Latina, Austrália, Antártida, Havai, Filipinas, Taiwan, Polinésia e Japão, pelo que foram dadas ordens de evacuação das zonas litorais a milhares de pessoas.
Alguns países, como foi o caso do Japão (separado do Chile por uma distância superior a 17 mil quilómetros), chegaram a ser atingidos por tsunamis de fraca intensidade.