Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIVE TV

LIVE TV

Contos do Dia-a-dia do Cibercrime

Maio 10, 2010

sattotal

Dada a proliferação dos negócios online, o cibercrime tornou-se uma fonte de lucro de exploração quase obrigatória. A maior parte do cibercrime não é levada a cabo por estudantes que criam vírus no isolamento dos seus quartos, mas sim por criminosos organizados que furtam detalhes de cartões de crédito e identidades em qualquer parte do planeta.

A seguir, obterá informações sobre como poderá facilmente tornar-se mais uma vítima e evitar que tal aconteça.

Não caia em esquemas de phishing

No meio das novas mensagens de correio electrónico que esperam pela sua atenção, encontra-se uma que parece necessitar de acção urgente. Esta mensagem é proveniente do eBay - reconhece-a porque costuma fazer compras no eBay regularmente. De acordo com a mensagem, a sua conta tem um problema de segurança. Tudo será corrigido se confirmar a sua identidade - basta clicar na hiperligação fornecida.

Pretende resolver este problema, não vá a sua conta estar comprometida (na realidade, não está... ainda). Consequentemente, clica na hiperligação e acede a uma página no site do eBay. Em seguida, é convidado a iniciar sessão com o seu ID de utilizador e palavra-passe, tal como o fez em muitas ocasiões no passado, sem sequer se aperceber que, desta vez, o site não pertence ao eBay.

Passadas algumas semanas, ao observar o extracto do seu cartão de crédito, repara em algumas compras que não se lembra de ter efectuado. É então que se lembra daquela mensagem que afirmava ser do eBay e se apercebe de que foi enganado e os detalhes do seu cartão de crédito estão a ser utilizados sabe-se lá por quem.

O phishing tem este nome porque os criminosos lançam um isco para "pescarem" os detalhes dos cartões de crédito. Não morda o anzol. As empresas reais não lhe pedirão para confirmar as informações da sua conta através de uma mensagem de correio electrónico, pelo que nunca clique nas hiperligações apresentadas em mensagens deste tipo. Os browsers modernos, tal como o Internet Explorer 8, dispõem de mecanismos para bloquearem sites de phishing conhecidos, caso clique acidentalmente na hiperligação.

Desconfie das ofertas "gratuitas"

Acabou de descobrir uma nova protecção de ecrã que é absolutamente fantástica. Tem peixinhos a nadar e tudo, como um aquário a sério, e é muito mais divertida do que a sua protecção de ecrã predefinida actual.

Mas o melhor de tudo é o facto de ser gratuita. Nem pensa duas vezes e inicia a transferência. A configuração corre sem quaisquer problemas e, no fim, dá-lhe os parabéns por ter instalado a nova protecção de ecrã (entretanto, está a instalar silenciosamente outro software que não quer nem sequer por perto do seu computador).

Vai buscar um café e regressa ao seu computador. A protecção de ecrã, que foi iniciada enquanto esteve ausente, é agora apresentada em todo o seu esplendor. Enquanto bebe o café, reflecte na boa decisão que tomou, antes de iniciar sessão no seu banco para pagar algumas contas.

Isso é o que pensa que vai acontecer. Apesar de não o saber, um segundo programa secreto está à espera para capturar os seus batimentos de teclas e enviá-los para os autores, que irão aceder à sua conta e pôr o saldo a zeros assim que terminar sessão.

O spyware é frequentemente agregado ao software legítimo, especialmente software gratuito como protecções de ecrã. O que parece demasiado bom para ser verdade é-o normalmente e poderá sair-lhe bastante dispendioso. O Filtro de Segurança do Internet Explorer 8 verifica automaticamente os ficheiros que transferir para garantir que são fidedignos.

Um final feliz

O Internet Explorer 8 permite-lhe obter protecção contra phishing, spyware e outras ameaças emergentes logo a partir da primeira execução. Poderá obter mais informações sobre o Internet Explorer 8 e transferi-lo GRATUITAMENTE no Web site da Microsoft.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub